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A atração por marcas de luxo por micro influenciadores.

  • Foto do escritor: Karen Faria
    Karen Faria
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura
"Não é uma bolsa. É uma Birkin."
"Não é uma bolsa. É uma Birkin."

As marcas de luxo estão cada vez mais voltando sua atenção para micro e nano influenciadores como Vitória Fiore (do perfil “Not That Clichê"). Essa mudança estratégica reflete uma transformação profunda no marketing de influência, especialmente no setor de luxo, onde autenticidade, engajamento e segmentação são cruciais. 

Os micro influenciadores e nano influenciadores apresentam taxas de engajamento significativamente mais altas, do que seus equivalentes com milhões de seguidores.

Um estudo realizado pela Later Blog revela que nano influenciadores alcançam 33% de seus seguidores com uma taxa de engajamento de 4% por post, enquanto macro influenciadores atingem 10% dos seguidores com 1,5% de engajamento.


No caso de Vitória Fiore, seu conteúdo especializado em moda (incluindo o Podcast “Clichê Talks", que reúne nomes chaves da indústria), cria uma conexão profunda com o seu público, resultando em interações mais significativas e autênticas. Essa proximidade faz com que suas recomendações sejam percebidas como confiáveis, aproximando-se da credibilidade de amigos e familiares. Marcas de luxo buscam um público específico que realmente se interesse e adquira seus produtos e macro influenciadores como Vitória Fiore possuem essa audiência nichada. Como explica Esber Haiji (CEO da 7 For All Mankind Brasil): “O público que segue uma micro influenciadora, se identifica com ela. Isso gera confiança, é como receber essa indicação de um amigo próximo”. Essa segmentação é especialmente valiosa para marcas de luxo que não buscam massa, mas sim conexões qualificadas. Fiore menciona em sua entrevista a importância de trabalhar com marcas que se alinham a seus valores (uma postura que, paradoxalmente, atrai as grifes pois garante autenticidade nas parcerias).

Estudos mostram que as gerações mais novas valorizam a autenticidade e sustentabilidade, valores que micro influenciadores transmitem com mais eficácia. Uma pesquisa sobre o impacto de micro influenciadores no consumo de sustentáveis pelos millennials e genZ demonstrou eficácia em comunicar valores complexos como o artesanato, por exemplo. 

Vitória Fiore, com seu conteúdo que vai além do superficial (Outfit Of The Day e Get Ready With Me -conteúdo de look do dia e arrume-se comigo- por exemplo), consegue comunicar a história e valores por trás das marcas de luxo de maneira mais profunda e convincente. 


A escolha por influenciadores como Fiore reflete uma mudança fundamental no marketing de luxo: da busca por alcance massivo para a construção de relacionamentos profundos com públicos específicos. Como ela mesma afirma: “o público quer se conectar, quer o cru, quer o processo, cansou do supérfluo”. Para marcas que vendem não apenas produtos mas histórias, artesanato, exclusividade. Os micro influenciadores oferecem a combinação de engajamento, credibilidade e segmentação. Tornando-os parceiros ideais na era da autenticidade digital. (Eu como genZ e seguidora da Vitória Fiore, afirmo isso).


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